Publicado por: medjugorje21 | novembro 17, 2012

FREI ALESSANDRO: UMA VOZ DO CÉU

Ele diz que não gosta de sua voz, que se envergonha ao ouvir música em uma loja ou aparecer na mídia. Mas agora o seu álbum se tornou o número um em vendas no Reino Unido e tem o apoio de gente como o produtor Mike Hedges, que já trabalhou com U2 e The Clash, entre outros.

Falamos do Padre Alessandro , que, sem negligenciar suas crenças ou seu voto de pobreza, transformou em realidade o sonho de poder cantar e transmitir com sua música.

Pergunta : Uma das coisas que se repetem são as muitas semelhanças entre sua história e a de São Francisco de Assis, você poderia explicar por quê?

Resposta : Esta é uma forma muito particular. São Francisco procurava grandes sonhos, era um artista, tinha estudado muito, também cantou. Me senti muito identificado com ele e sua história me fez sonhar. Ele sentiu o chamado de Deus em contato com a natureza, como eu fiz durante a minha conversão, quando senti o chamado em um momento de retiro espiritual na floresta. Ele amava a solidão, viver retirado do mundo e das coisas materiais. Eu sabia que tinha que usá-las no momento certo, o mesmo sentimento e crença que eu tinha .

Q : Será que essas semelhanças que o levaram a chamar o seu álbum “Voz de Assis”?

R : Na verdade a escolha foi feita pela gravadora (risos), mas também é  maravilhoso que as pessoas sintem que há uma voz que vem de Assis, um local maravilhoso e sagrado . Além disso, toda a minha vida girava em torno de Assis e que melhor do que este título.

P : Francisco aconselhavas a viver na pobreza e  deu sua vida como exemplo. Isso faz sentido hoje? Você aconselharia o mesmo?

R : Hoje as pessoas dependem muito de coisas materiais e da imagem que projetam. Agora eles não podem viver sem telefones, ipad e outros gadgets que são realmente uma droga. Parece que o mundo está caindo se eles não têm internet ou celular. O conselho de São Francisco foi a de que as pessoas tinham que depender do amor de irmãos , este é o sentido da vida. Não é tê-lo corretamente, usando o que você tem e compartilhar com todos. Estamos em um momento de crise na escala de valores , mas eu aconselho as pessoas a doarem, dar algo para todos.Não se conforme apenas em  ser amado, mas amem os outros.

P : Orar é cantar ou cantar é orar? O homem sente que está um pouco mais perto de Deus quando ouve a música perfeita, como falava Frei Luis de Leon?

“Toda vez que eu canto uma música bonita eu me conecto com Deus”

R : Cada música é uma oração por mim.Quando eu canto, mesmo que não seja uma música sagrada, mas profano, eu emito uma sentença , desde que a música transmita uma boa mensagem. Mesmo uma canção de Michael Jackson ou  do “Youtube” é uma oração por mim.

Viva a música como uma forma de comunicação . A música é uma linha direta com Deus. Toda vez que eu cantar uma música bonita me conectarei com Deus.

Q : Quando foi que você decidiu se tornar um monge? Quando o fez, sentiu que entrariam em conflito seu lado musical e seu lado espiritual?

Padre Alessandro, o tenor da Itália: "A música é uma linha direta com Deus"

R : Minha vocação começou aos 16 anos e graças a um filme sobre San Francisco descobriu a fé e a filosofia. Foi uma grande iluminação. Durante três anos eu tive que esconder a minha vocação e aos 19 anos fui falar com um padre para me ajudar a assimilar o que estava acontecendo comigo. Aos 21 anos entrei para a congregação, mas depois teve um período de confusão que resolvi vivendo em solidão . Desde pequeno eu já  cantava, mas quando entrei para a Igreja, eu parei. No entanto, meu irmão me incentivou a continuar meu treinamento eu comecei no Conservatório de Perugia.

R : E a música, quando começou a sentir-se interessado nela?

Desde a infância eu me aproximei da música de compositores como Bach e Michael Jackson. Ambos são mestres em sua própria maneira de fazer música. A música vem de Deus e volta para Deus para a sua glória.

Q : Como você se sentiu quando soube que o produtor Mike Hedges, da Universal, que já trabalhou com U2 e The Cure, estava interessado em você?

R : Isso aconteceu um dia que uma professora de canto que me ouviu disse: “Você tem que passar a sua mensagem.” Então eu fui a uma audição em que um gerente era inglês que por sua vez me pediu para fazer outro teste através do qual eles ofereceram para gravar este CD.Eu queria rejeitar a proposta porque não parecia certo, mas meus irmãos franciscanos me incentivaram a fazer para transmitir o carisma e bondade da congregação.

Q : Como você descreveria seu álbum? Qual é a sua música favorita de todas as que o  formam?

R : Na verdade eu procuro dar voz às pessoas. Eu não gosto de definir meu álbum porque me dá receio, e eu não gosto da minha voz e eu mal posso me ouvir quando eu entro em uma loja ou quando eu faço uma entrevista de rádio. Eu me sinto mal! (Ele ri)

Q : O lhe parecem cantores polêmicos atuais polêmicos como Lady Gaga ou Madonna?

R : Eu acho que qualquer artista que se preze gosta de música .O importante é que a emissão de uma mensagem seja  positiva e a cabeça esteja ligada ao coração. Qualquer artista pode doar coisas bonitas com a sua música e que me faz feliz.

Q : O que você acha sobre o uso de mídias como Facebook?

R : Os meios de comunicação e a Internet fornecem uma riqueza para a sociedade, mas não servem como um meio de comunicação absoluto . Na realidade, apenas o face a face vale a pena  e não se pode substitui-lo nem nem por Facebook, nem nem por Twitter. Eles são úteis instrumentos para se conectar com outras pessoas, mas não para  realmente conhecê-las. Nos tempos atuais precisamos conhecer mais as pessoas com contato pessoal do que com virtual.

http://www.abc.es

Responses

  1. Eu gostei muito do Frei Alessandro ,linda voz e canta muito ,,gostaria de saber mais ,se encontro cd ou dvd….ele é maravilhoso..

  2. É uma benção, que voz maravilhosa e que mensagem boa ele passa para todo o mundo e mais especificamente para os jovens, que estão tão sem eira nem beira, num mundo tão conturbado e tão consumista!!! Obrigada meu Deus pela existência de Frei Alessandro. É um verdadeiro mensageiro de São Francisco, e é de Assis, não é maravilhoso? Já estive lá e conheci toda aquela maravilha, chego a sentir São Francisco, ao fechar os olhos e escutá-lo! Muita saúde e muita luz pra que ele siga a sua trajetória de vida, passando esta simplicidade, humildade e louvando a Deus sempre e nos ensinando a fazê-lo! Que Deus O abençoe e São Francisco o proteja de todos os males do mundo! Amém!!! Teresinha de Jesus


Deixe um comentário

Categorias

